O governo de Donald Trump retrocedeu mais de 200 anos ao chamar a América Latina de seu “quintal”. Em declaração à Fox News, o secretário de Defesa de Trump, Pete Hegseth, disse que o líder norte-americano está “pegando o seu quintal de volta”, ao se referir aos países ao sul do continente.
O conceito é de 1823, dois séculos atrás, quando a Doutrina Monroe foi criada nos Estados Unidos, em uma missão de expandir os territórios e tomar o controle dos países do Caribe.
“O governo Obama tirou os olhos do alvo e permitiu que a China se infiltrasse em toda a América do Sul e Central com sua influência econômica e cultural. O presidente Trump disse: ‘Isso não vai mais acontecer, estamos retomando o nosso quintal’.”
Em editorial que analisa a repetição do retrocesso pelo governo Trump, o jornal chinês Global Times afirmou que os EUA “desacreditam” da autonomia dos países da América Latina e tentam forçar as nações a “tomarem partido”: apoiando ou a China ou os Estados Unidos, em uma “farsa da ‘Doutrina Monroe'”.
Segundo o diretor do Centro de Direito da Região da América Latina e Caribe da Universidade Chinesa de Ciência Política e Direito, Pan Deng, em entrevista ao periódico chinês, é mentira que a presença militar da China na América Latina é “grande demais”.
“São os EUA que mantêm uma presença militar substancial, operando atualmente cerca de 76 bases militares na região”, informou.
Por outro lado, o país elogia a parceria e cooperação que tem com os países latino-americanos: “a cooperação vantajosa para ambas as partes é a palavra-chave nas relações China-América Latina”.
“Nos últimos anos, a cooperação econômica e comercial entre a China e a América Latina se aprofundou e produziu resultados concretos. Do Porto de Chancay, no Peru, ao Projeto Fotovoltaico Mauriti, no Brasil, e dos produtos agrícolas latino-americanos aos eletrodomésticos e automóveis de fabricação chinesa, o caminho para uma cooperação vantajosa para ambas as partes está se ampliando.”
Contrapondo-se ao discurso do Secretário de Defesa dos EUA, “a China acolhe com satisfação a cooperação que genuinamente promova o desenvolvimento”, expressou a publicação.
E concluiu:
“Se os EUA continuarem a abordar os assuntos latino-americanos do ponto de vista e dos princípios da Doutrina Monroe — difamando a cooperação legítima da China enquanto interferem nas escolhas independentes das nações latino-americanas e tentam controlá-las, apegando-se a sonhos coloniais ultrapassados para dificultar a cooperação vantajosa para todos — isso só irá corroer ainda mais sua própria influência na região.”
tulio sousa muniz
11 de abril de 2025 5:54 pmAlô Argentina, alô Paraguai, alô El Salvador…
Paulo Dantas
11 de abril de 2025 6:48 pmTodos os presidentes americaram acham AL quintal, Trump ao menos fala isto.
Ou alguém acreditou na bu||$1+ americana de ;
Importante aliado
Grande país
Liderança regional
Lênin and The Ulianovs
11 de abril de 2025 8:18 pmMas ele mentiu?
Lopes
12 de abril de 2025 6:29 pmA questão é se é esse o tipo de aliado que nos interessa, como muitos vira-latas estão por aí a defende.
Lênin and The Ulianovs
13 de abril de 2025 1:14 pmNenhuma relação entre assimétricos é aliança, é sempre submissão.
Aliança se dá entre semelhantes, como China e EUA, ou Índia e Rússia.
E dependendo do parâmetro (militar), podemos considerar outras, como China e Rússia, etc.
Brasil só consegue aliança com países da África, Bolívia, Colômbia, Paraguai.
E olha lá.
Rui Ribeiro
13 de abril de 2025 10:14 amO problema não é ele não mentir, o problema é ele tratar a América Latina como quintal
Galos e quintais
Lênin and The Ulianovs
13 de abril de 2025 1:15 pmIsso não é problema, é rotina.
Se fosse problema, teríamos que resolver, como não fazemos nada para resolver, acho que já acostumamos.
Rui Ribeiro
14 de abril de 2025 8:11 amHá problemas insolúveis e há outros cuja solução demanda tempo, dependendo da força e do poder do causador do problema. Se Golias quer tratar a casa de Davi como seu quintal, nem sempre a funda resolve.
Às vezes a questão não se resume à vontade
AMBAR
11 de abril de 2025 8:52 pmÉ muito interessante essa visão do Trump – correta por sinal- e mais interessante ainda é a sua verbalização neste momento. Trump acredita que por ter falido a Venezuela e receber lambidas obscenas da Argentina pode se vangloriar de usar a América Latina como privada.
Bom que quanto mais perto eles estiverem da extinção mais lhes custará manter a “hegemonia” por aqui. O que é ruim para os americanos é bom para a América Latina e para o mundo.
Lênin and The Ulianovs
12 de abril de 2025 10:10 amNem sempre.
Neste caso, o que é ruim para os EUA será ainda pior para nós.
Nosso nível de dependência implica no seguinte:
Onde for a corda, vai a caçamba.
Nós não temos economia de escala para resistir a ruína dos EUA.
AMBAR
12 de abril de 2025 12:21 pmA prática tem demonstrado que o que é ruim para os isteites é bom para o Brasil. Entre a cômoda dependência e a liberdade para crescer, melhor crescer.
Lênin and The Ulianovs
12 de abril de 2025 6:26 pmÉ?
E quando foi assim?
Em que momento da história?
Antonio Uchoa Neto
12 de abril de 2025 10:39 amRetrocede? Once a backyard, always a backyard.
João
12 de abril de 2025 10:41 amDope united states of america
This country mean irony . . .
A country of trails . . .
Brazil is South America . . .
You never study of all your life . . . etc
There never had an industry . . .
Be square . . . graphic . . .
Morning/night.
Away special . . .
Y’all abusive . . .
I have a deal with you . . .
I’m dare . . .
I’m pilot . . . synchrony . . .
I’m ownership at the zoo . . .
Merritt is a zookeeper . . . .
Zilda
12 de abril de 2025 1:16 pmO Brasil sempre agiu de acordo com esses princípios coloniais. O Brasil não tem soberania monetária e tecnológica. A Amazônia está dominada pela starlink. O governo fez alguma coisa para mudar isso?
Kd a punição para a quadrilha d lava jato que tanto prejuízo causou ao país? Foi investigada a explosão da base de Alcântara que matou 7 pessoas? Pisotear o Brasil merece no máximo uma nota de repúdio do MRE. Muito desanimador.